|

 

O que é "valuation"?

Você sabe o que é "valuation"? Qual a necessidade e a importância de realizá-lo? Como realizá-lo? Todas essas perguntas serão respondidas, de forma objetiva, no artigo abaixo descrito. Boa leitura!

O que é valuation?

"Valuation" é o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada e organizada, usando um modelo quantitativo.

No entanto, o procedimento envolve a adoção de critério subjetivos por parte do empreendedor ao definir premissas e selecionar fontes de dados.

Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões do empreendedor, juntamente com a análise técnica do consultor jurídico (advogado) e contabilista ou contador.

Se a empresa é nova e está começando, o procedimento será mais complexo, tendo em vista as dificuldades para calcular seu valor, tudo em razão da falta de históricos numéricos da empresa, além de não possuir um produto ou serviço ainda não consolidado.

Qual a importância da realização do "valuation"de uma empresa?

Compreender o valor real da empresa permite que o empresário a conheça melhor, explorando os aspectos que a valorizam e os que a fazem valer menos. Assim, o empresário poderá mitigar as deficiências apontadas e os desafios.

Outra vantagem do procedimento é que, sabendo o montante a ser investido e o valor da empresa, o empresário consegue negociar a participação societária do investidor de forma mais justa.

Entender o valor de uma empresa historicamente permite que você tenha uma ideia do comportamento da empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.

Como fazer o valuation de uma empresa?

valuation da empresa pode ser realizado por diversos métodos, no entanto, o mais utilizados atualmente são três:

1. Modelo de fluxo de caixa descontado

Esse método utiliza projeções de lucro e riscos associados para determinar o valor intrínseco de um negócio, apresentando, normalmente, resultados decrescentes no decorrer do tempo.

Aqui, o superávit tem sua taxa de correção calculada, garantindo a proporcionalidade com o passar do tempo. Quanto mais longo o intervalo de tempo analisado, mais imprecisas e complexas são as previsões oferecidas por esse método de avaliação de empresas. Isso acontece porque longos períodos significam maiores riscos de ocorrerem imprevistos que impactem negativamente a projeção feita.

Geralmente, se considera como tempo mínimo para essas projeções, 5 anos, sendo 10 anos, o intervalo de tempo considerado máximo para uma avaliação minimamente eficiente por meio do método de fluxo de caixa.

Entre as principais vantagens oferecidas por esse modelo está a possibilidade de oferecer uma avaliação de caixa no médio prazo e maior objetividade na identificação dos riscos.

Outro ponto a ser destacado é que a previsão do valor é feita considerando diversos cenários, incluindo análises de sensibilidade, dando uma visão mais completa para as projeções.

2. Múltiplos de mercado

O método de "valuation" de empresas por múltiplos trabalha oferecendo projeções com base em comparações relativas. Ele observa uma série de indicadores relacionados a um setor específico do mercado e faz uma comparação entre a empresa em que se deseja investir e seus principais concorrentes.

O principal indicador de valor referencial utilizado nesse método de valuation são o Ebitda, também conhecido como Lajiida, que demonstra o lucro que a empresa tem antes que as taxas de juros sejam descontados.

É um método relativamente fácil de ser aplicado para o cálculo do valor da empresa e, por isso, é um dos mais utilizados. No entanto, é um método que tem seus problemas, uma vez que depende de que a empresa analisada e seu concorrente, além de atuar no mesmo setor, tenham modelos de negócios idênticos, o que raramente acontece.

Outro problema apresentado é que a análise feita é do período de atuação como um todo, não oferecendo uma visão clara do momento que a empresa está vivendo e reduzindo a qualidade das observações de riscos para projeções futuras.

3. Ativos ou valor patrimonial

Como o próprio nome sugere, o que se observa, aqui, é uma análise de todo o patrimônio da empresa, incluindo imóveis, equipamentos de escritório, maquinário, dívidas, estoque e tantos outros elementos.

Apesar de ser uma conta simples e baseada em uma visão bem completa do negócio, depende do acesso aos balanços patrimoniais da empresa e da organização interna, que deve ter tudo organizado e contabilizado.

Este método, mesmo realizando um olhar mais completo, permite avaliar apenas o momento presente da empresa. Não é possível conseguir projeções futuras, nem conseguir uma análise que verifique seu valor subjetivo, uma vez que a credibilidade, valor de marca e outros pontos não materiais não são considerados.

Todavia, nada impede que os consultores jurídicos e contábeis realizem, juntamente com o método 'valor patrimonial', a análise da marca e de outros pontos, com o fim de adequar o "valuation" da empresa. Ademais, a análise de ativos pode ser feita com base em dois focos: contábil e de liquidação.